Signos, Zodíaco e Meditação – Sagitário I

É a força de expansão que impulsiona o homem no seu caminho, permitindo que deixe as coisas velhas para trás e procure por novas oportunidades, forçando-o a questionar o PORQUÊ e o PARA ONDE, que o impele a uma procura incessante, mas que no final lhe trará a gradativa revelação dos mistérios da natureza e do Universo. Pode-se interpretar o conceito de “expansão” de várias maneiras. Na filosofia esotérica, a expansão é um princípio fundamental que penetra por todo o Cosmos e traz a força impulsionadora do desenvolvimento a todos os seres vivos, em todos os estágios. Isto diz respeito, em primeiro lugar, ao desenvolvimento da nossa consciência, da nossa mente, do estado de alerta dos nossos sentidos e de uma capacidade de percepção cada vez maior. Cada expansão do nosso horizonte humano é, ao mesmo tempo, expansão de consciência e, portanto, desenvolvimento.

(…)

Devido ao impulso de expansão, o Sagitário gostaria de exceder barreiras, de escapar das obrigações quotidianas, dos confins sociais, das tradições familiares, para participar de um mundo cada vez maior. O seu impulso pela liberdade faz com que rejeite decididamente todo o tipo de pressão. Ele procura a verdade e uma forma de vida a ele adequada. Ao fazer isto, chega sempre às fronteiras do conhecimento, entrando tanto na escuridão do inconsciente quanto na luz do supraconsciente. Caso uma resistência excessiva impeça o seu espaço de acção, então o dinamismo interno actuará sobre o “Eu menor”. O núcleo do EU enrijecer-se-á e o Sagitariano corre o risco de se tornar convencido, arrogante e orgulhoso.

Uma característica interior de Sagitário que sempre permanece, é o anseio pelo distante e pelo amplo, pela liberdade ilimitada. Desse modo, existe sempre algo de irrequieto, inconstante e brilhantemente diverso na sua vida. Algo especial o impulsiona sempre. Ele nunca tem paz; necessita de mudanças e variações para que possa desenvolver-se.

Deixa a tua opinião. Bem-Hajas!