Rita Catarino

janelas_dalma

ACADÉMICA

2005/08

● Mestrado em Economia, atribuído pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com classificação de 15 valores;

○ Tema: A Realidade do Trabalho Temporário em Portugal

○ Orientador da tese : Professor Doutor Paulino Teixeira

1995/00

● Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos atribuída pelo ISLA – Instituto de Línguas e Administração de Santarém, com classificação de 13 valores

PROFISSIONAL

2016

● “Financial Management of EC Projects”- ação de formação promovida pela EFMC que teve lugar em Madrid, Espanha de 6 a 7 de outubro de 2016 (16 horas);

● Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas, ação de formação promovida pela Universidade de Coimbra, Coimbra (7 horas);

2015

● “EC Communication Campaign: Horizon 2020 Financial Rules”- Seminário promovido pelo GPPQ – Gabinete de Promoção do Programa Quadro em colaboração com a Comissão Europeia, no Auditório do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, Porto (8 horas);

● “Balanced Scoredcard” – seminário promovido pela APEU-Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Coimbra (4 horas);

● O Horizonte 2020 e o Papel das Estruturas de Apoio, Sessão de Debate promovida pelo GPPQ – Gabinete de Promoção do Programa Quadro, Instituto Jean Monet, Lisboa (6 horas);

2014

● “H2020 COORDINATORS’ DAY”, 26 setembro 2014, live stream event (6 horas);

● Horizonte 2020: Assuntos Legais e Financeiros, Coimbra, 17 de Janeiro (4 horas);

2013

● PMI – Project Management Institute – Gestão da Qualidade Projetos, Coimbra (8 horas);

● PMI – Project Management Institute – Project manager Introduction, Coimbra, (35 horas);

● IPMA – International Project Management Association – Project Manager, competence baseline – INA-Direção Geral de Trabalhadores em Funções Públicas, Lisboa (35 horas);

2012

● Excel Avançado de Apoio à Gestão – APEU-Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Coimbra (35 horas);

2011

● Coordinators Briefing: IAPP call 2011, Brussels (8 horas)

● Contabilidade e Fiscalidade – APEU, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (72 horas);

● Código dos Contratos Públicos, Universidade de Coimbra, Coimbra (35 horas);

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL

2013

● Project Management Associate – IPMA – Level D – Certificate number D/1207 válido até 31.12.2018

2004

● Formação Pedagógica Inicial de Formadores – CAP -Tomar (72 horas)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

2012

● Gestora de projetos – Técnica Superior na Divisão de Projetos e Atividades, da Administração na Universidade de Coimbra:

○ Desempenha funções de gestão financeira, controlo e planeamento de projetos, na sua maioria europeus (FP7 e H2020). Alguns destes projetos são coordenações da Universidade de Coimbra os quais implicam um acompanhamento muito focado nas equipas, na execução do projeto, no cumprimento dos prazos e na comunicação com a entidade financiadora (Comissão Europeia).

■ As funções incluem:

● Preparação e acompanhamento de auditorias (Comissão Europeia, Tribunal de contas).

● Preparação de reuniões de projeto (quer com o consórcio, quer as reuniões de avaliação com a participação dos revisores da Comissão Europeia – planeamento e organização logística;

● Preparação e execução de apresentações relativas à execução financeira, do projeto, durante as reuniões;

● Preparação de relatórios financeiros para a entidade financiadora;

● Preparação de relatórios financeiros intermédios, os quais contemplam em alguns casos a execução de relatórios (Deliverables), com a análise financeira de indicadores como o Earned Value Theory.

● Validação da elegibilidade dos pedidos de aquisição introduzidos pela equipa de investigação de cada projeto, validando a elegibilidade da despesa, para posterior envio para autorização, compromisso, cabimento e aquisição.

● Processamento administrativo de recrutamento de bolseiros, bem como renovações de bolsa (edital, publicações, e contratação);

● Acompanhamento do processo de recrutamento de investigadores para integrar a equipa do projeto;

■ Alguns dos principais projetos acompanhados desde 2012 são:

● ERAatUC (ref.669088: H2020) – Coordenado pela Universidade de Coimbra

● MIA (ref. 664629: H2020) – Coordenado pela CCDRC

● Simpathy (ref.663082: H2020) – Coordenado pela Universidade de New Castle

● GrowMeUp (ref.643647: H2020) – Coordenado pela Universidade de Coimbra

● Social Robot (ref.285870: FP7 – People) – Coordenado pela Universidade de Coimbra

● ReSaurce (ref.Home/2012/ISEC/AG/THB/4000003932: FP7) Coordenado pela Universidade de Coimbra

● Societic (ref.312902: FP7)

● Manano (ref.264710: FP7), coordenado pela Universidade de South Bank London

■ Para além de projetos internacionais acompanha alguns projetos nacionais geridos pela FCT: projetos de investigação (tipologia PTDC) e centros de investigação (projetos estratégicos).

■ Acompanha também algumas atividades de prestação de serviços e gestão de eventos.

2008/12

● Assessora da direção do Laboratório de Robótica Móvel – Contratada a termo no Departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

○ Desenvolveu funções de gestão do projeto e assessoria à direção do laboratório de Robótica Móvel, controlo e planeamento de projetos, na sua maioria europeus (FP6 e FP7), mas também projetos de âmbito nacional financiados pela ANI e FCT.

○ Alguns projetos acompanhados durante este período foram:

■ TICE Healthy

■ TICE Mobilidade

■ HANDLE – Developmental Pathway towards Autonomy and Dexterity in Robot In-Hand Manipulation

■ IRPS – Intelligent Robotic Porter System

■ PROMETHEUS – Prediction and interpretation of human behaviour based on probabilistic structures and heterogeneous sensors

■ BACS – Bayesian Approach to Cognitive Systems

○ Apoio na gestão de candidaturas e busca de financiamento para suporte das atividades do laboratório.

○ Apoio técnico e logístico na realização de atividades.

○ Apoio técnica à contratação dos RH necessários para as equipas de

investigação.

2001/08

● Assessora financeira na empresa Taxa Inox, Lda.

○ Apoio financeiro e administrativo à gerência da empresa;

○ Apoio ao nível da contabilidade;

○ Fiscalidade, controlo financeiro;

○ Cobranças e tesouraria junto dos clientes.

○ Acompanhamento dos processos de cobrança difícil ou duvidosa.

COMUNICAÇÕES EM REUNIÕES DE PROJETO (APRESENTAÇÕES ORAIS)

2016

● Consortium General Meeting – GrowMeUp, 25 e 26 Julho de 2016 – General Meeting – Barcelona, Spain

○ Título: Proposed actions to address after first project review: Publications; Deliverables; Demonstrators; Pre-Trials Execution

○ WP8 – Project Management (1M – 36M)

2015

● Project Meeting – Social Robot, 22 Setembro de 2015, Ghent, Belgium

○ Título: Review Project Highlights – Review project scope, deliverables and accomplishments

○ Financial Reporting – Share the project summary including financial estimates compared to actual expenditures, project challenges, planned vs actual schedule, etc.

○ WP7 – Project coordination

● Kick Off Meeting: MIA Project, 26 de Agosto de 2015, Coimbra

○ Título: Budget discussion and proposed interim reports

● Kick Off Meeting – 12 e 13 Março de 2015 –Sittard, Netherlands

○ Título: Summary of February’s Meeting; Discussion on proposals from February Meeting; Financial Issues Discussion

○ WP8 – Project Management (1M – 36M)

● Consortium Meeting – Financial Considerations – GrowMeUp, Telco meeting, 13 Fevereiro de 2015

○ Título: Financial timeline; Reports; Meetings Schedule

2014

● RESAURSE – Project Final Meeting, 27 Novembro de 2014, Coimbra

○ Título: Financial Information

● Social Robot Consortium Meeting, 26 Novembro de 2014, Coimbra

○ Título: Status of WP7 (Active) Project Coordination

2013

● Midterm Review Meeting from Social Robot Project – 20 Setembro 2013, in Brussels

○ Título: WP7- Project coordination

ORGANIZAÇÃO DE REUNIÕES, WORKSHOPS E CONFERÊNCIAS

2014

● “Conference on Nanotechnologies Applications”- Coimbra, 3 de setembro de 2014

OUTRAS ATIVIDADES E INTERESSES

● Coordenadora do projeto “Sharing Aurora” – financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian – na área do empreendedorismo jovem – Março a Outubro de 2016;

● Os múltiplos rostos da Economia Solidária em Portugal: Um Debate a Partir das Iniciativas de Terreno – promovido pela RedPES e Ecosol-CES, Outubro 2016;

● “Syriza versus Europe – Institutional and Leadership Challenges in the EU, Março 2015, Coimbra;

● “Youth pass for Mobility of Youth Workers – e-Quality in multicultural youth projects”, 01-06/08/2014, in Murzasiche, Poland;

● “Youth pass for training course – The access of the young people to the information in Europe”, 07-12/04/2014, in Nantes, France;

● “Youth pass for training course – Topsy Turvy Learning Experience”, 09-15/07/2012, in Hilversum, Netherlands;

● Secretária da direção na Cooperativa SerSocialCoop, CRL – desde Outubro de 2016;

● Presidente do Conselho Fiscal da Fajudis – Federação de Associações Juvenis do Distrito de Santarém, desde 2008;

● Tesoureira do CRMOG – Centro Recreativo e Musical de Outeiro Grande, desde 2008;

● Membro efectivo da Assembleia de freguesia de Assentiz (2008-2013);

LÍNGUAS

2015/16

● Inglês – Upper Intermediate Level B2 – Independent user – Faculdade de Letras, Coimbra

OUTRAS COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS

● Organização;

● Capacidade para estabelecer relações interpessoais;

● Responsável e proativa;

● Experiência de trabalho em ambientes internacionais;

● Capacidade de liderança;

● Capacidade para trabalhar em equipa;

● Empreendedora e resiliente.