Ashtanga Yôga

Duração: 90min | Valor: €30/mês


A prática da ciência da Hatha Yôga é muito importante como uma medida natural e preventiva para assegurar a boa saúde.

A primeira e clássica codificação da Yoga – os Yoga Sutras janelas_dalma– escritos por Patañjali, o grande mestre e sábio indiano, no século VI a.C. revela-se a mais útil e de maior autoridade. Nos seus 196 sutras o autor sintetizou o essencial da filosofia e da técnica da Yôga; este sistema sintetizado por Patañjali, também é conhecido como Ashtanga Yôga por ser dividido em oito partes. O objectivo é a integração através da supressão das modificações da mente e a realização da sua verdadeira natureza espiritual. Os oito membros da Yôga são: Yamas, Nyamas, Asanas, Pranayamas, Pratyahara, Dharana, Dhyana, Samadhi. Estes oito “membros” não são apenas passos ou estágios, embora obedeçam a uma certa sequência. Eles são como os membros do corpo ou partes de uma casa, cada qual apresentando a sua própria função, ainda que nem todos sejam de igual importância.

O significado da palavra Yôga, vem da raiz sânscrita yuj, que significa “unir” “síntese” ou “contacto”. Quando a Yôga é praticada, um casamento interior acontece entre as várias partes complementares do corpo, como as energias vitais superiores, a vitalidade solar e lunar, a cabeça e o coração. Numa concepção mais elevada, o estado de unificação de Jivatma (a alma humana) com o Paramãtmã (a Divina Realidade), bem como o processo mental e a disciplina através da qual esta união é atingida, são ambos chamados Yôga.

As práticas da Hatha Yôga ajudam a harmonizar e equilibrar o metabolismo, regulando o janelas_dalmasistema endócrino, fornecendo assim resistência para lidar com o stress; trabalham profundamente a revitalização das células do corpo afastando o envelhecimento precoce; são extremamente eficazes para o tratamento da hipertensão, da diabetes, da asma e da obesidade.

Quando a(o) praticante executa certas asanas e segue determinadas disciplinas, ela(e) abre-se e movimenta as energias que se acumularam e se estagnaram nos centros vitais do corpo, principalmente nas articulações. Um ponto muito importante das práticas da Yôga, é a visualização das correntes energéticas para auxiliar no relaxamento dos músculos e dos ligamentos, e para melhor canalizar e alinhar as correntes e os centros vitais do corpo. Muitas asanas foram estudadas para libertar energia latente, e são eficazes para provocar transformação física e psicológica.

janelas_dalmaNão se deve praticar asanas quando se está fisicamente debilitada(o), excepto sob a orientação expressa de um(a) terapeuta especialista no assunto da Ayurveda e da Yôga ou um(a) professor(a). Também não se deve praticar imediatamente antes ou depois das refeições e nem após extremo esforço físico. As posturas invertidas não devem ser praticadas quando a mulher está menstruada e quando não se tem o domínio do equilíbrio físico e respiratório.

O estado de espírito no qual a pessoa está ao iniciar qualquer prática da Yôga irá em grande parte, determinar o seu resultado. Por esta razão, não deve ser super ambiciosa(o), forçando as posturas, e sim, deixar que o corpo chegue a elas aos poucos e naturalmente.

As melhores horas para as práticas da Yôga são ao amanhecer e ao entardecer. Uma rotina regular é benéfica; ter em atenção que os exercícios não são a meta da Yôga, mas sim alguns dos meios para alcançar o equilíbrio e fortalecer o corpo, a mente, e a Alma.

Na prática do Ashtanga Yôga é utilizado o método Iyengar para aprofundamento da mesma. 


DATA, HORÁRIO E VALORes

  • Terças-feiras
  • 19:00 – 20:30
  • €30/mês – €15 de inscrição anual (Inclui seguro de acidentes pessoais)

Lugares limitados!

Inscreve-te através do email: geral@janelasdalma.pt