Consulta Ayurvédica Terapêutica

A Ayurveda é o ramo da cura da ciência Yoga. A Ayurveda utiliza-se de métodos yogues, como as Asanas (posturas) e Pranayamas (respiração), para tratar as doenças físicas e mantras e meditação para tratar a mente e o desenvolvimento espiritual.

janelas_dalma

Éter, Ar, Fogo, Água e Terra, os cinco elementos básicos, manifestam-se no corpo humano como três princípios ou humores, conhecidos como Tridosha. O microcosmo possui três principais: Vata – Pitta – Kapha. Eles são as formas activas, e são representados nos seres vivos como os cinco grandes elementos: Vata surge do ar e do som; Pitta surge do fogo e da água; Kapha surge da água e da terra.

Assim como as necessidades físicas do corpo (urina, fezes e suor), também Vata, Pitta e Kapha só podem manter o corpo saudável quando fluem continuamente fora dele, mantendo o seu equilíbrio recíproco. A urina é um importante veículo para livrar o corpo do excesso de Kapha; o suor arrasta o excesso de Pitta e as fezes o excesso de Vata. A adequada eliminação dessas substâncias, ajuda a manter os níveis saudáveis dos Doshas dentro do corpo. Só quando Vata, Pitta e Kapha se desequilibram é que advém a doença.

Quando um organismo está saudável, a sua adaptabilidade é forte, a sua digestão é poderosa, e ocorrem poucos resíduos metabólicos; ao contrário, na má saúde, prevalecem os resíduos. A saúde rege-se pelo princípio – semelhante aumenta semelhante. As pessoas saudáveis tendem a acumular mais saúde, e as enfermas tendem a adoecer cada vez mais, a menos que mudem de comportamentos. Os três Doshas permitem que os planos espirituais e mentais da existência se expressem por intermédio no corpo físico.

Das percepções dos sábios védicos, nós aprendemos que as pessoas são diferentes e devem ser individualmente tratadas. As pessoas são constituídas de várias combinações dos cinco elementos. Algumas têm mais ar no seu sistema, outras têm mais fogo e outras são feitas predominantemente de água. A Ayurveda repousa totalmente na natureza da saúde, enquanto que as terapias ayurvédicas apenas ajudam no processo de cura. Swabhavoparama (retrocesso pela natureza) é o método de utilização de ervas, dieta, estilo de vida e outras terapias para retornar a mente e o corpo de volta ao seu estado natural de equilíbrio.

Todas as doenças são causadas pelo agravamento dos doshas. Este agravamento é causado pela ingestão de dieta imprópria e por levar um estilo de vida inadequado à sua natureza (Mithya Ahar Vihar). As três causas das doenças são o uso excessivo, insuficiente, ou impróprio dos Sentidos, Acções e Factores Sazonais.

A consulta Ayurvédica Terapêutica de avaliação e diagnóstico procede-se em três etapas:

  1. Determinação da constituição elementar;
  2. Determinação da causa elementar da doença;
  3. Estabelecimento de um programa terapêutico de equilíbrio dos doshas.

Agenda a tua consulta preenchendo o seguinte formulário

TEM EM ATENÇÃO QUE ESTES DADOS SÃO CONFIDENCIAIS E SERÃO TRATADOS COMO TAL