Ana Teresa Fonseca

Desde pequena que gosto de “trabalhar com as mãos”. Sempre foram os trabalhos manuais o que mais me relaxava e onde me refugiava. Paralelamente sempre tive a necessidade de ajudar o outro. Estava sempre pronta a ajudar a aliviar a dor de quem não estava bem. Instintivamente dava massagens quando alguém da família ou amigo se queixava de uma dor ou tensão muscular.

Em Outubro de 2015 ingressei no Curso de Shiatsu Namikoshi (nível I) e Aze Shiatsu (nível II) da Escola Japonesa de Shiatsu-Do Portugal(*)

(*) Esta escola é uma extensão da Escuela Japonesa de Shiatsu em Madrid que por sua vez é a representação na Europa do Japan Shiatsu College de Tóquio, a única escola de ensino superior oficial do Japão reconhecida pelos Ministérios da Saúde, da Educação e do Trabalho. A Escola Japonesa de Shiatsu-Do Portugal iniciou a sua atividade em 2007

Em Fevereiro de 2016 participei no “Seminário Internacional de Shiatsu Namikoshi” (em Madrid) com a presença de Mestres do Japan Shiatsu College, e em Junho no “Encontro Internacional de SOTAI(*) (em Madrid) com Mestres vindos do Japão.

(*) Sotai é uma técnica de equilíbrio do corpo de origem japonesa e que na Escola Japonesa de Shiatsu se ensina como uma técnica complementar do Shiatsu ou como uma técnica em si mesma.

Já em Fevereiro de 2018 participei no “Seminário Internacional de Shiatsu Namikoshi” (em Madrid) dirigido pelo Mestre Shigeru Onoda (fundador da Escuela Japonesa de Shiatsu de Madrid) e em Junho participei no “Workshop Inteligência Emocional” (em Lisboa) dirigido por Paulo Moreira, fundador do “Treino de Inteligência Emocional”. Em Novembro de 2018 iniciei o Curso de Introdução ao Zen Shiatsu (Nível 1) da ESCMT (Escola de Medicina Tradicional Chinesa), estando no presente momento a frequentar o nível III (Shiatsupractor).